1. AMBIENTE DE MERCADO
A Chilli Beans iniciou suas atividades em 1996, sob o comando do empresário Caito Maia que abriu um pequeno estande no Mercado Mundo Mix – feira de moda voltada para o público jovem –,
Em 1997, inaugurou sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, transformando o lugar em uma das principais referências de consumo e comportamento jovem do país. A partir daí, iniciou-se um vertiginoso processo de expansão, e em menos de um ano, mais de 20 novos pontos-de-venda foram abertos. No início de
Atualmente, mantém mais de 200 endereços exclusivos no Brasil, além de pontos em Portugal e nos Estados Unidos. Mas a busca incessante por novos desafios não pára por aí: o objetivo é expandir mais no mercado exterior, partindo para Espanha, Argentina e outros países.
Investir em tecnologia é uma das preocupações da Chilli Beans. A empresa acredita que, para atender as necessidades de seu público consumidor, é necessário manter uma posição de vanguarda em todas as frentes de atuação.
Nos pontos de venda a tecnologia é explícita com os Fotômetros digitais e o Espelho digital com os quais o público interage:
Fotômetro digital UV 400
O Fotômetro Chilli Beans, disponível em todos os pontos-de-venda, é um moderno aparelho que testa a proteção solar das lentes e permite comprovar, de forma rápida e precisa, o comprimento das ondas dos raios ultravioleta filtrados pelas lentes dos óculos, garantindo total proteção aos olhos do consumidor.
Espelho Digital
Implantado em julho de 2002, o Espelho Digital conta com tecnologia brasileira desenvolvida especialmente para a Chilli Beans. Câmeras adaptadas em telas planas com sistema touch screen, filmam o cliente e congelam a imagem. Dessa forma, o cliente tem a possibilidade de comparar, em até quatro ângulos diferentes, o produto que está provando. E depois ainda pode enviar as imagens para o endereço eletrônico desejado.
2. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
A marca consegue uma ótima imagem perante o consumidor. Com bons produtos e serviços, além de um apelo jovem, inovador e tentador. Por meio de seu conceito de loja e produto, passa originalidade, bom humor, estilo e diversidade. Além do mais, o público se identifica com a marca desde seu início. Criada pelo jovem Caito Maia em 1996, que após comprar 20 óculos de um camelô numa viagem aos Estados Unidos e vender tudo em 5 minutos, resolveu investir no segmento. Os consumidores se identificam com essa história e gostam do fato de o criador ser brasileiro. Caito percebeu que os seus clientes fiéis se sentem responsáveis pelo crescimento da Chilli Beans. Sendo assim, estes apóiam e acreditam na marca, e fazem uma ótima avaliação sobre ela, principalmente por ser brasileira com paridade a marcas estrangeiras e por se sentirem responsáveis pelo crescimento e sucesso atuais. Sentimento este que parece estar sendo repassado aos novos consumidores, que cada vez mais dão créditos à Chilli Beans, e se fortalece na diversão, originalidade, segurança de bom produto e prestígio que a marca carrega em seu nome.
Dessa Forma, os consumidores da Chilli Beans se sentem próximos da marca e participantes de um grupo moderno, atualizado, diversificado e original, reconhecendo-se entre si, gerando uma boa ressonância. Percebe-se que a lealdade está muito mais ligada a esses atributos intangíveis e não a questões de material e/ou qualidade dos produtos.
No caso da Chilli Beans, o consumidor é muito mais incentivado a continuar com a marca mais pela sua imagem e prestígio do que por atributos tangíveis e funcionais. Ele se sente próximo da marca e se identifica com ela graças aos seus valores e personalidade. E, além de tudo, ela oferece produtos equivalentes aos de marcas estrangeiras, mas com um preço muito mais acessível se comparadas com essas suas concorrentes, o que torna o custo pela troca maior, ou pelo menos, desvantajoso.
Com isso a Chilli Beans tem muitas vantagens. Dentre elas, o desencorajamento de seus concorrentes nacionais em tentar competir igualmente com ela; haja visto que não há nenhum concorrente nacional que se aproxime da Chilli Beans uma vez que os já existentes não têm uma imagem nem participação de mesmo porte.
Ademais, um benefício que se consegue ao se obter uma boa lealdade é uma grande exposição da marca por parte dos consumidores fiéis, que ajudam na divulgação do nome da empresa e acabam por gerar forte awareness. A lealdade bem construída proporciona à marca custos de marketing reduzidos, atração de novos consumidores e tempo de agir a ameaças da concorrência.
De acordo com essa análise, portanto, pode-se enquadrar o consumidor de Chilli Beans no segundo quadrante da pirâmide a seguir, uma vez que ele compra seus produtos porque se identifica com a marca, mas não há um comprometimento tão sério a ponto de não querer experimentar os concorrentes.
3. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Não foram encontrados dados.
4. NOVOS PRODUTOS E DISTRIBUIÇÃO
O mix de produtos da Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo dez lançamentos por semana. Os produtos são confeccionados por lotes que, geralmente, não se repetem. As linhas se dividem em Kids, Classic (Trend e Básica), Metal (Trend e Básica), Sport (Trend e Básica), e Special, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas.
Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro.
Outro importante passo para a empresa foi o lançamento da nova linha de relógios que após dois anos de pesquisa, entrou no mercado com cerca de 140 tipos diferentes. Os modelos são exclusivos e combinam design moderno com tecnologia. Estes são divididos em: aço inoxidável, brass, alumínio, silicone, PU, couro e fibra de carbono.
Vale destacar que todos os produtos Chilli Beans são fabricados por fornecedores que passam por uma criteriosa avaliação de qualidade. Dessa forma, a marca abastece suas coleções com o que há de melhor e mais novo nos segmentos ótico e de acessórios.
Todos os produtos comercializados estão vinculados ao nome da marca, ou seja, não há submarcas. Dessa forma, a Chilli Beans consegue que todos os seus produtos sejam vistos com uma unicidade, representando inovação, design criativo e ousado agradando o clássico e o fashion. Assim, liga-se uma linha à outra fazendo com que os relógios e óculos sejam vistos com a mesma qualidade e idéia de marca.
A Triton lança diversos modelos de óculos toda semana, assim como a Chilli Beans.
5. COMUNICAÇÃO
“Com base em um conceito moderno, a Chilli Beans aposta em ações de Marketing que chamam a atenção por sua ousadia e irreverência. Caso das campanhas que abordam temas envolvendo sensualidade e cultura pop. A mesma linha se aplica ao site (www.chillibeans.com.br), que tem notícias atualizadas sobre comportamento jovem, vida noturna, tendências de moda, vitrine de produtos e promoções. O Departamento de Marketing promove também festas e eventos dos mais diversos gêneros, além de patrocinar e/ou apoiar atletas, músicos e artistas, trabalhando assim a imagem institucional da Chilli Beans.” Release Institucional Chilli Beans
Já a Triton Eyewear tem uma comunicação falha, que não atrai a curiosidade dos consumidores. Não foi encontrada nenhuma ação de comunicação por parte da empresa e o site é bem sério e não atrativo. Uma melhor análise desse tópico será comentada em post a seguir.
6. POSICIONAMENTO DO PRODUTO
Em seu site, a Chilli Beans coloca a seguinte frase: “Com essência apimentada, a marca tem como objetivo provocar renovações de visual e comportamento”.
Essa realmente é a melhor forma de definir seu posicionamento, pois ela soube usar de uma emoção, que é a vontade de criar uma nova identidade diferenciada e atrevida, para atrair o seu público alvo, que é o de jovens modernos e ligados a novidades e atividades ousadas e autênticas.
O próprio nome da marca consegue passar a imagem audaciosa, destinada a pessoas que se interessem pelo “apimentado” da vida, que pode ser muito bem entendido pelos adolescentes que sempre estão pensando na diversão e em curtir e aproveitar a vida ao máximo. Além disso, também remete a algo sexual, a certa provocação a qual os jovens em quem a marca tem interesse estão dispostos a criar em si próprios para auxiliar na sua autenticidade visual e de comportamento.
Além disso, ela se estrutura muito bem na sua estratégia de preço, uma vez que os produtos não são tão caros como os dos grandes concorrentes internacionais, possibilitando aos jovens brasileiros, a compra de vários modelos por uma mesma pessoa. E suas lojas fazem um estilo mais clean, que não provoca o luxo e glamour dos concorrentes, mas sim, o estilo de vida dos seus consumidores.
Para reforçar o seu posicionamento a marca também patrocina shows, festas, esportes e ações sociais, sempre contemplando a originalidade, o bom humor e a diversidade.
Pontos de Paridade
A marca trabalha com produtos de categorias bem definidas e conhecidas no mundo todo. Apesar de possuir muitos modelos diferenciados, ela também possui em seu portfólio linhas que não se destacam em nada de seus concorrentes, ou seja, a Chilli Beans não possui nenhum ponto de paridade percebido pelos seus consumidores como superior ao dos outros players.
Pontos de Diferença
Apesar de ter muitos modelos que não se encontra em outros lugares, o ponto de diferença da marca é essencialmente intangível, uma vez que ela consegue atingir o consumidor com seu estilo jovem, inovador e atrevido. As lojas são construídas com essa imagem e as pessoas acabam se atraindo por isso.
A Chilli Beans tem, portanto, um ponto forte a seu favor que é o apelo emocional. Os consumidores da Chilli Beans são muito mais fieis do que os de sua concorrente. Isso porque o lado emocional é bem explorado em todos os canais de comunicação que ela opera e acaba fixando na mente do consumidor seu estilo jovem, inovador e atrevido. Tudo da Chilli Beans é construído com essa imagem e as pessoas acabam se identificando com isso. Talvez por isso, é que a Triton não consiga chegar ao nível de sucesso de sua grande concorrente, uma vez que ela não tem um posicionamento definido acerca de seus produtos. Caso contrário, se tornaria uma concorrente fortíssima para a Chilli Beans, principalmente por conta de sua qualidade ligeiramente maior
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