Concorrência Direta
O concorrente que mais se aproxima dos negócios da Chilli Beans é a Triton Eyewear, que foi criada em 1981 por profissionais com ampla experiência no mercado de óculos.
Ela é o mais forte concorrente direto porque os preços são parecidos, ou seja, não tão ostensivos que facilitam o acesso de todos a seus produtos. É muito difícil encontrar qualquer outra loja com essas características, que não seja Chilli Beans ou Triton.
Suas lojas são estruturadas de maneira descontraída e bem humorada, deixando os clientes mais a vontade na hora de sua escolha, deixando-o que experimente os óculos livremente.
A qualidade é equivalente, pois ambos têm a mesma tecnologia de proteção contra os raios ultravioleta. Porém há quem diga que os óculos da Triton são mais resistentes do que os da Chilli Beans, principalmente quanto às armações.
A Triton lança diversos modelos de óculos toda semana, assim como a Chilli Beans. Apesar disso, esta tem um ponto forte a seu favor que é o apelo emocional. Os consumidores da Chilli Beans são muito mais fieis do que os de sua concorrente. Isso porque o lado emocional é bem explorado em todos os canais de comunicação que ela opera e acaba fixando na mente do consumidor seu estilo jovem, inovador e atrevido. Tudo da Chilli Beans é construído com essa imagem e as pessoas acabam se identificando com isso. Talvez por isso, é que a Triton não consiga chegar ao nível de sucesso de sua grande concorrente, uma vez que ela não tem um posicionamento definido acerca de seus produtos. Caso contrário, se tornaria uma concorrente fortíssima para a Chilli Beans, principalmente por conta de sua qualidade ligeiramente maior.
Não há indícios de nenhuma ação comunicação personalizada que a Triton vêm executando. Não foi possível obter nenhuma informação a respeito disso. O único meio que foi encontrado foi o web site WWW.tritoneyewear.com.br , que contém informações sobre a empresa, dados para franquiados e localização das lojas. Além disso o site conta com fotos de produtos da marca, destacando as fotos dos últimos lançamentos e também uma sessão de “Dicas de Uso” que interage com o usuário dando dicas a partir do formato de seu rosto. A parte de produtos também contém uma breve explicação sobre a qualidade dos óculos Triton. Ademais há um link “Fale conosco”, onde o usuário pode deixar comentários, críticas, dúvidas ou elogios que será enviado à equipe responsável
Concorrentes Indiretos
No Brasil, há presente uma imensa variedade de marcas internacionais que comercializam óculos de sol. Essas marcas são tidas como concorrentes indiretos da Chilli Beans, uma vez que comercializam o mesmo tipo de produto, com qualidade parecida, mas seu posicionamento é mais ligado ao luxo e glamour, competindo, assim, com uma política de preços mais elevada. Seus produtos instigam a percepção de uma compra única e não a de que uma pessoa pode ter vários modelos diferentes, como é o caso de Chilli Beans e Triton.
Das marcas mais famosas é possível citar: Chanel, Dior, Dolce&Gabbana, Diesel, Armani, Hugo Boss, Oakley, Prada, Ray-Ban, Roberto Cavalli, Versace, Vogue entre muitas outras. Essas marcas são conhecidas mundialmente e possuem consumidores no mundo todo.
Uma realidade, porém, é que, devido ao seu alto preço, as pessoas muitas vezes preferem comprar óculos dessas marcas no exterior, por acabar ficando mais “em conta”.
Outro fator que liga essas marcas no Brasil é que a maioria são comercializadas em revendedoras, e não lojas próprias. Ou seja, é muito mais difícil fazer um cadastro de clientes e ações de CRM por meio das revendedoras. Especula-se que o máximo que deve ter é uma ação de fidelização com os revendedores (mas nada foi encontrado acerca deste fato), que acabam por sempre comprando exemplares das novas coleções comercializadas no exterior.
Quanto à comunicação, algumas possuem sites em português que mostram as coleções, produtos e locais onde podem ser encontrados. Na maioria das vezes há apenas um pequeno número de estabelecimentos. Algumas delas possuem um cadastro no próprio site, que indicam áreas de interesse para que sejam mandadas notícias e novidades da marca, mas que não indicam em nada que isso será ponto de partida para ações de CRM. Outras marcas, porém, nem site na língua portuguesa possuem. Provavelmente o Brasil não é alvo dos esforços de comunicação dessas marcas globais.
Sabe-se que muitas delas patrocinam muitos eventos atrelados aos seus posicionamentos em outros países, gerando identificação dos consumidores pela marca e, consequentemente, fidelização deles. No Brasil isso não é tão explorado, uma vez que não devem obter uma receita tão grande provinda daqui e devem considerar grandes esforços de comunicação inúteis.
No site da Oakley do Brasil há um link que abre um blog onde são postados informações, notícias e novidades que são relacionados à marca. Ali contém tanto coisas diretamente relacionadas à marca, como patrocínios, ou também fatos que se ligam aos valores intrínsecos à ela. A Oakley é uma das poucas marcas dessa lista sobre as quais se pode dizer que os valores não são essencialmente ligados ao luxo e ao glamour. Ela também exprime em seu posicionamento, valores de aventura, design ultramoderno e sofisticação para os praticantes de esportes.
incrível, me ajudou muito.
ResponderExcluir